Para quem acompanha nossa trajetória técnica, sempre deixamos bem clara a necessidade de manutenção preventiva e periódica dos equipamentos antes do problema.
Prevenir sempre será melhor que remediar.
O equipamento ligava normalmente e com o tempo ficava lento. De início já constatamos a necessidade de troca da pasta térmica interna e limpeza da ventilação. Porém, todos os testes de software foram feitos para que nenhum defeito detectável e com solução via software não fosse descartado. Após a conclusão da avaliação, via software, a manutenção física do hardware iniciou.
Iniciamos a abertura do equipamento facilmente após a retirada dos parafusos. No caso desse modelo, um dos parafusos se encontra na parte de baixo da borracha de apoio.
A manutenção de um notebook não é algo tão simples e deve ser feita por profissional experiente. Não reconhecemos cursos que capacitem para tal finalidade. Por conta da inexistência de um conselho que regulamente a profissão, fica complicado para o cliente saber quem é quem. Aqui mostramos que todo nosso procedimento tem fundamento técnico, sendo registrado e com relatório final quando solicitado pelo cliente.
Por conta das diversas marcas e modelos, encontramos no mercado variados formatos extremamente diferentes. Alguns equipamentos não são feitos para serem abertos, os fabricantes criam formas personalizadas e isso não é ensinado e não facilita nossa vida. Normalmente temos que, em laboratório e condições controladas avaliar a forma correta para abrir.
Resumindo, não faça com desconhecidos ou pessoas sem experiência.
Resumindo, não faça com desconhecidos ou pessoas sem experiência.
Conjunto do Samsung NP270E5G. |
Conjunto de outro modelo de notebook SAMSUNG. |
Após a desmontagem verificamos que a pasta térmica estava solidificada fazendo função contrária. Após a troca, o equipamento foi ligado e não apresentou mais o problema de lentidão.
Antes da limpeza ... com a pasta solidificada atrapalhando. |
A pasta espalhou pois estava em excesso. Falha do fabricante!! |
O processador foi limpo, que no caso é soldado na placa mãe. |
Com a limpeza foi possível fazer uma foto usando o processador como espelho. |
A pasta térmica usada foi a de prata |
Após a limpeza aplicamos a pasta térmica. |
Utilizamos como pasta térmica o tipo de prata, a Arctic Silver 5.
Outro detalhe bastante curioso é a "radiador" que faz a troca de calor com a ventilação, normalmente por padrão essa pequena passagem de ar tem um pouco mais de 1mm entre suas paletas e precisa de constante limpeza dependendo do tempo de uso e ambiente que o equipamento se encontra. Sua obstrução pode aquecer e com o tempo danificar o equipamento.
Se você tem animais de estimação que soltam pelos, o cuidado deve ser redobrado.
Na imagem seguinte podemos ver um outro caso onde a ventilação estava praticamente obstruída. Nesse caso o equipamento aquecia muito e também trocamos a pasta térmica.
Um outro modelo de notebook também da Samsung. |
O dissipador pode concentrar tanta sujeira que fizemos um vídeo de um dos casos, veja!
... com a parte de dissipação do processador toda ok! |
No final de tudo nosso notebook ficou como novo, rápido do jeito que tem que ser.
Por: Tiago Santos MKT
Postado em: 07/12/2018 - Atualizado em: 14/12/2022
Imagens e Fontes:
Imagem Pasta Térmica: Divulgação Internet
Fotos equipamentos: Tiago Santos
Nossas postagens estarão em constante atualização e cruzamento de informações.
Mande sua pergunta e sugestão que responderemos o mais breve possível.