SanDisk SSD Plus - SATA III 6 Gb/s - SDSSDA-120G-G27. 2TB |
Criados inicialmente para substituírem os HDs, os SSDs (Solid
State Disks) podem ser considerados "super pendrives". Com o objetivo de atenderem uma demanda de acesso a dados crescente, sua velocidade supera os HDs convencionais. Consumindo menos energia, sendo silenciosos e bem mais rápidos. Atualmente, acoplados a porta SATA, funcionam no lugar do HD. Para quem não sabe, o HD é composto, de partes mecânicas e seu funcionamento lembra um LP (disco de vinil com sua agulha).
Visão de um HD aberto. |
Podemos dizer, grosseiramente, que os SSDs são "super pendrives" de tecnologia aprimorada e que podem substituir seu HD tradicional, por conta de utilizarem interface SATA reconhecidos pela BIOS da placa mãe sem problemas, como se fosse um HD comum.
Na imagem é possível verificar o SSD composto apenas por memórias "flash" aprimoradas e utilizando interface SATA para conexão. |
No caso dos SSDs, a velocidade de comunicação está variando de acordo com a interface SATA e modelo e fabricante. O acesso e gravação são rápidos tornando um excelente hardware de armazenamento para softwares que precisam de velocidade. Na hora de comunicar com a placa mãe de interface SATA antigas a taxa de transferência não são tão favoráveis, mas por conta da leitura e gravação rápidos acabam sendo mais rápidos em comparação aos HDs tradicionais.
Os SSDs caíram nas graças do mercado e seus valores e fabricantes tem grande variedade.
O SSD é diferente dos HDs externos, que utilizam ainda os tradicionais discos para armazenarem as informações. Normalmente usando interface USB para comunicação, ainda são bem lentos. Ou seja, SSDs não são os HDs externos que estamos vendo no mercado, porém já existem alguns modelos que são muito mais caros. Sendo barato, não é um SSD externo.
Tabela rápida:
- taxas de transferência - variando de acordo com a interface SATA e modelo;
- tempo de acesso (acesso, leitura e gravação) - Muito rápido - variando de acordo com o modelo;
- peso - bem mais leve que os HDs;
- dimensões - bem menores que o HD, compatível com notebook (tamanho do hd para notebook);
Um SSD pode ser externo? Sim, pode.
- dimensões - bem menores que o HD, compatível com notebook (tamanho do hd para notebook);
Um SSD pode ser externo? Sim, pode.
O SSD é seguro? Sim, porém seu cuidado é idêntico ao cuidado com um pendrive. A diferença é que se ele for interno, fica mais protegido. O corte de energia, mesmo com todas as tecnologias para impedirem perdas ainda é o maior causador de defeitos nas armazenagens de dados em SSDs ou HDs.
Preciso instalar drive específico para um SSD? Não, para ser reconhecido como unidade de armazenagem basta estar conectado corretamente a interface.